Menu principal
 

A Shell Eco-Marathon é uma competição internacional que desafia estudantes a pensar, projetar e construir veículos ultraleves, com foco na eficiência energética. As equipes competem em diversas categorias, tendo como base o tipo de combustível, incluindo Etanol, Bateria Elétrica, Gasolina e Hidrogênio, com o objetivo de alcançar a maior distância possível utilizando a menor quantidade de energia/combustível possível.

A competição teve início em 1939, como uma aposta entre funcionários da Shell sobre quem conseguiria percorrer a maior distância com a mesma quantidade de combustível. Desde então, a Shell Eco-Marathon evoluiu para um evento global com grande impacto na inovação em mobilidade sustentável.

A edição brasileira do evento ocorre anualmente no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, onde estudantes de todo o Brasil, além de outros países da América Latina, se reúnem para testar seus protótipos.

Mais sobre a Shell Eco-Marathon pode ser encontrado aqui.

Participação da MoBEE na Shell Eco-Marathon Brasil

Edição 2023

Na Shell Eco-Marathon Brasil 2023, a equipe MoBEE levou o protótipo Jataí para a competição. Antes de competir, o veículo passou por uma rigorosa inspeção técnica e de segurança, garantindo que todas as normas fossem atendidas, permitindo assim que se iniciem os testes na pista. 

Na avaliação do desempenho de eficiência energética o veículo atingiu a marca de 268 km/kWh, consolidando a quinta colocação na categoria de protótipo elétrico com bateria em nível latino-americano.

Como comparativo, no atual preço de energia elétrica, gastaríamos aproximadamente R$ 0,60 para percorrer 268 km!

Edição 2024

Para a edição de 2024, a MoBEE levou à Shell Eco-Marathon Brasil seu novo protótipo, o Rajada, projetado para ser ainda mais eficiente e sustentável. Inspirado em uma espécie de abelha sem ferrão encontrada na região semiárida do Brasil, o nome “Rajada” reflete a força e a energia que o veículo representa.

Durante a competição de 2024, o Rajada atingiu a marca de 200 km/kWh. Essa conquista colocou o Rajada entre os protótipos mais eficientes da América Latina e rendeu à equipe a sétima colocação na categoria de veículos elétricos.

Como comparação, o consumo energético foi equivalente a aproximadamente R$ 0,60 para percorrer 200 km!

Edição 2025

Loading…